O filme Perfume: a história de um assassino, que se ambienta na Paris da primeira metade do século XVIII, apresenta estreita relação com a química, mais especificamente com os métodos empregados para a extração de óleos essenciais de plantas. A imagem precedente apresenta o protagonista do filme, Jean-Baptiste Grenouille, ao lado do equipamento utilizado para realizar a extração de óleos essenciais de plantas por meio da destilação por arraste a vapor. A técnica é empregada para destilar substâncias pouco solúveis em água que se decompõem próximo de seus pontos de ebulição. Para isso, a água contida em uma caldeira é vaporizada e seu vapor passa através do recipiente que contenha o material do qual o óleo deverá ser extraído, volatilizando e arrastando os óleos. Na sequência, os vapores são condensados ao longo de um tubo e coletados em um recipiente, onde os óleos são separados da fração aquosa.
Tendo como referência inicial o texto e a imagem precedentes e levando em consideração que Paris situa-se a uma altitude muito próxima do nível do mar, julgue o item e faça o que se pede.
Considere o momento do filme em que Jean-Baptiste Grenouille, fascinado pelo sistema de destilação, tenta extrair, sem sucesso, o cheiro de objetos de vidro, ferro e cobre. O insucesso de Grenouille nessas tentativas se deve ao fato de que os materiais mencionados não são constituídos por moléculas, mas sim por átomos mantidos firmemente unidos em rede tridimensional — por ligações metálicas nos casos do cobre e do ferro, e por ligações covalentes no caso do vidro.
CERTO.
ERRADO.