O ferro, sob forma de íons Fe2+(aq), é essencial para a formação de hemácias do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo. Na criança, a presença de hemoglobina tem papel importante na coordenação motora e da linguagem e no aumento da resistência a infecções; já na fase adulta, está associada à disposição e à capacidade produtiva. A deficiência de ferro no organismo pode ser identificada na contagem de glóbulos vermelhos, por meio de exames específicos de contagem de hemácias e pode causar, no período da gravidez, mortalidade do feto.
Associando-se essas considerações sobre a presença de íons de ferro no corpo humano aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:
Os elétrons de maior energia dos íons Fe2+ são representados pela configuração eletrônica 4s2.
O transporte de oxigênio no sangue está relacionado à presença de ferro na oxi-hemoglobina.
A configuração eletrônica do íon Fe2+(aq) na hemoglobina é representada em ordem crescente de energia de níveis e subníveis pela representação [Ar]3d64s2.
Os íons do rutênio e do ósmio nos estados de oxidação +III substituem os íons de Fe2+ na hemoglobina porque pertencem ao mesmo grupo do elemento químico ferro.
A disposição física e a capacidade na fase adulta requerem o transporte de dióxido de carbono gasoso das células do sistema nervoso para os pulmões através do grupo heme.