O fenômeno chamado Smog Fotoquímico é catalisado por luz solar e é reconhecido como um conjunto de reações químicas que ocorrem nas atmosferas das regiões metropolitanas. Os reagentes originais mais importantes nas ocorrências do Smog Fotoquímico são o óxido nítrico (NOx), os hidrocarbonetos e os compostos orgânicos voláteis (COVs), que são poluentes emitidos no ar, provenientes da queima incompleta dos motores de combustão interna e de outras fontes.
A reação desses compostos na presença de luz solar é apresentada a seguir.
COVs + NOx + O2 + luz solar → mistura de O3, HNO3, compostos orgânicos.
Como se observa, um dos produtos da reação do Smog Fotoquímico é o HNO3, que pode contribuir para a formação de chuva ácida. O uso de catalisadores metálicos colocados no sistema de exaustão de veículos movidos a gasolina, antes do tubo de escape, contribui para a redução da emissão de NOx.
Com base no texto e levando em conta que o HNO3 é o produto formado, considere as afirmativas a seguir.
I. Se uma amostra de 100,00 mL de chuva ácida possui pH 4,00, o volume de solução de NaOH 0,01 mol/L para consumir o ácido é de 1,00 mL.
II. A reação 2NOx → N2 + xO2 catalisada por Rh (ródio metálico), que ocorre no sistema de exaustão de veículos, é um tipo de reação catalítica heterogênea.
III. A precipitação de chuvas ácidas é capaz de dissolver o alumínio na forma de Ak(OH)3 retido em sedimentos e rochas.
IV. A precipitação de chuvas ácidas em solos contendo CaCO3 aumenta o pH do solo.
Assinale a alternatva correta.