FUVEST 2020

O feminismo negro não é uma luta meramente identitária, até
porque branquitude e masculinidade também são
identidades. Pensar feminismos negros é pensar projetos
democráticos. Hoje afirmo isso com muita tranquilidade, mas

[5] minha experiência de vida foi marcada pelo incômodo de uma
incompreensão fundamental. Não que eu buscasse respostas
para tudo. Na maior parte da minha infância e adolescência,
não tinha consciência de mim. Não sabia por que sentia
vergonha de levantar a mão quando a professora fazia uma

[10] pergunta já supondo que eu não saberia a resposta. Por que
eu ficava isolada na hora do recreio. Por que os meninos
diziam na minha cara que não queriam formar par com a
“neguinha” na festa junina. Eu me sentia estranha e
inadequada, e, na maioria das vezes, fazia as coisas no

[15] automático, me esforçando para não ser notada.

Djamila Ribeiro, Quem tem medo do feminismo negro?.

 

O trecho que melhor define a “incompreensão fundamental” (L.6) referida pela autora é:

a

“não que eu buscasse respostas para tudo” (L.6‐7). 

b

“não tinha consciência de mim” (L.8).

c

“Por que eu ficava isolada na hora do recreio” (L.10‐11).

d

“me esforçando para não ser notada” (L.15).

e

“sentia vergonha de levantar a mão” (L.8‐9).

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Resposta
B

Resolução

A questão pede para identificar qual trecho do texto melhor define a expressão "incompreensão fundamental" mencionada pela autora na linha 6.

Ao analisar o texto, percebemos que a autora introduz a "incompreensão fundamental" e, em seguida, elabora sobre o que ela consistia. Na linha 5-6, ela diz: "minha experiência de vida foi marcada pelo incômodo de uma incompreensão fundamental." Logo após essa afirmação, ela continua, explicando essa incompreensão:

"Não que eu buscasse respostas para tudo. Na maior parte da minha infância e adolescência, não tinha consciência de mim. Não sabia por que sentia vergonha de levantar a mão quando a professora fazia uma pergunta já supondo que eu não saberia a resposta. Por que eu ficava isolada na hora do recreio. Por que os meninos diziam na minha cara que não queriam formar par com a “neguinha” na festa junina."

A frase "não tinha consciência de mim" (linha 8) é a explicação direta e central da "incompreensão fundamental". Ela não entendia as situações ao seu redor porque, fundamentalmente, não se compreendia, não tinha clareza sobre sua própria identidade e o impacto das dinâmicas sociais, como o racismo e o machismo, em sua vida.

As demais situações descritas ("sentia vergonha de levantar a mão", "ficava isolada na hora do recreio", "os meninos diziam [...] que não queriam formar par com a 'neguinha'") são exemplos e consequências dessa falta de consciência de si, ou seja, manifestações da "incompreensão fundamental", mas não a definição da incompreensão em si.

Portanto, o trecho que melhor define a "incompreensão fundamental" é aquele que aponta para essa ausência de autoconhecimento e autopercepção.

A alternativa correta é a B.

Dicas

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Releia a frase em que a expressão "incompreensão fundamental" aparece e as frases que a seguem imediatamente.
A "incompreensão fundamental" é algo geral que a autora sentia. Qual das opções descreve um estado mais geral de não entendimento sobre si mesma?
Algumas opções descrevem situações específicas ou sentimentos pontuais. Pergunte-se: essas situações são a incompreensão em si, ou são causadas por uma incompreensão maior?

Erros Comuns

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Confundir um exemplo ou uma consequência da "incompreensão fundamental" com a sua definição. As alternativas C, D e E apresentam exemplos de situações ou reações decorrentes dessa incompreensão.
Interpretar a ressalva feita pela autora (alternativa A) como a definição da incompreensão.
Não ler o texto com atenção suficiente para perceber que a autora explica o termo "incompreensão fundamental" na frase seguinte à sua menção.
Focar nos sentimentos e situações específicas descritas, sem conectá-los à causa raiz indicada pela autora.
Revisão

Esta questão avalia a capacidade de interpretação textual, especificamente a habilidade de identificar a definição ou explicação de um termo ou conceito dentro de um contexto. Muitas vezes, autores introduzem uma ideia e, nas frases seguintes, a explicitam ou aprofundam.

É crucial ler atentamente o entorno da expressão-chave ("incompreensão fundamental") para entender como o autor a desenvolve. Distinguir a definição principal de exemplos, consequências ou elaborações secundárias é fundamental para responder corretamente.

Contexto Semântico: A compreensão de uma palavra ou expressão depende fortemente do contexto em que está inserida. Isolar uma frase pode levar a interpretações equivocadas. É preciso analisar as relações entre as frases e parágrafos para captar o sentido pretendido pelo autor.

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