O exame físico deve ser sistematizado, buscando pelos fatores de risco e pelas complicações do Pé Diabético. O exame clínico, associado à anamnese, é capaz de confirmar a presença e a gravidade da neuropatia periférica (neuropatia diabética) e da doença arterial periférica (BRASIL, 2016). A respeito da avaliação neurológica, analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Na avaliação da sensibilidade vibratória com diapasão de 128 Hz o local de escolha para o teste é a parte óssea no lado lateral da falange distal do hálux, em um único pé, mas alternativamente o maléolo lateral pode ser utilizado.
Na avaliação do reflexo tendíneo Aquileu, o teste é considerado alterado quando a flexão plantar reflexa do pé está principalmente ausente. É com monofilamento de 10 gramas.
No método de avaliação da sensibilidade vibratória utilizando o diapasão de 128 Hz, a percepção da sensibilidade protetora está ausente se três respostas forem incorretas das três aplicações.
Avaliação da sensibilidade tátil com monofilamento de Semmes-Weinstem é o método de escolha recomendado como exame de rastreamento de neuropatia diabética, sendo realizado com monofilamento de 10 gramas: tem boa relação custo benefício, alta reprodutibilidade confirmada por estudos prospectivos e elevada especificidade.