“O estudo dos fungos compreende uma vasta área de pesquisas. A Micologia é relativamente recente (cerca de 250 anos), se comparada à Botânica e à Zoologia. Muitos grupos de fungos são conhecidos somente há 30-40 anos. Poucas pessoas têm consciência da importância dos fungos em nosso dia-a-dia. Basta lembrar que a Micologia tem ramificações, aplicações e disciplinas na Medicina, Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Bioquímica, Genética, Citologia, entre outras. Cerca de 70.000 espécies foram descritas, contudo, estima-se que este número representa apenas cerca de 5% das espécies existentes (de um total de 1,5 milhões de espécies). Esta afirmação demonstra o quanto o grupo é pouco conhecido.
(Introdução à Biologia das Criptógamas / Organizado por FungyiChow; Autores Édison José de Paula†...[et al]. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica, 2007).
Com relação ao texto, examine as sentenças abaixo.
I. Os fungos são heterotróficos, necessitam de fontes de carbono fixadas por outros organismos vivos ou mortos, vegetais, animais ou mesmo de outros fungos.
II. A maioria dos fungos da classe Ascomycetes cresce no ambiente terrestre. Bolores ou mofos são exemplos comuns e possuem grande utilidade na indústria alimentícia, como os fermentos.
III. Um exemplo de Zygomycetes é o Saccharomyces cerevisiae, um fungo unicelular, diplobionte que envolve conjugação de células gaméticas e os ascos são isolados.
IV. O corpo de frutificação dos Basidiomycete geralmente é perene (dura várias estações do ano), com textura rígida e himênio formado em conídios e ascos.
V. O fungo Penicillium notatum é muito útil ao homem. Ele produz a penicilina, um antibiótico usado para combater infecções causadas por bactérias.
A alternativa que reúne o conjunto dos números relativos às sentenças verdadeiras é:
I, II, III, IV e V.
I, II, III e V.
I, III, IV e V.
I, II e V.
I e V.