O estilo de governo de Juscelino Kubitschek uniu a simpatia necessária aos líderes carismáticos e a extrema habilidade de negociação, pertinente ao jogo político. Lembrado pelas suas realizações econômicas, incentivou o progresso econômico do país por meio da industrialização. Seu mandato foi marcado por relativa calmaria política.
Como estratégia econômica, Juscelino Kubitschek estabeleceu
o Programa Salte, em que o Estado determinaria os investimentos públicos em algumas áreas essenciais para o desenvolvimento do país entre 1948-1950.
o Plano Trienal, que tentou promover o desenvolvimento econômico a partir da redução da inflação por meio da adoção das medidas de austeridade, contudo esse plano fracassou em 1963.
as Reformas de Base que se caracterizavam como um conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições e atenuar o quadro de desigualdade social do país.
um plano econômico aplicado no decorrer da Segunda Guerra Mundial com financiamento norte-americano visando à criação do polo siderúrgico brasileiro por meio da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
o Plano de Metas, que objetivava fazer o Brasil crescer "cinquenta anos em cinco", tendo como base o estabelecimento de 31 metas que incrementariam importantes setores econômicos como a indústria.