O estado do Rio Grande do Sul apresenta domínios paisagísticos bem diversificados. Esta diversidade paisagística é fruto da interação de aspectos naturais no decorrer do tempo geológico, tais como o clima, as formações de relevo, a vegetação e a rede hidrográfica. Pode-se considerar que boa parte desses aspectos naturais estão diretamente relacionados ao processo de ocupação histórica do território gaúcho ao longo dos séculos XVIII e XIX.
Considerando o texto e o mapa, assinale a alternativa correta.
A circulação de pessoas e matérias-primas foi decisiva no processo de povoamento: a planície costeira, pela facilidade de acesso de embarcações ao longo da costa gaúcha, tornou-se uma região de atração populacional.
A região junto ao Planalto Meridional ou das Araucárias foi povoada, em sua maioria, por portugueses e espanhóis, pois apresentava relevância geopolítica, conectando o Sul do Brasil com os mercados consumidores do Uruguai e da Argentina.
A Campanha Gaúcha, em função das amplas áreas planas, dominadas pelas pastagens do bioma Pampa, foi ocupada por imigrantes espanhóis, que se estabeleceram em minifúndios voltados para a cultura do milho e do trigo.
Os númerosos cursos d’água ao longo da depressão central do estado favoreceram a navegação fluvial, a circulação de mercadorias e a fixação de luso-brasileiros e alemães.