ENEM 2010

O esquema representa um processo de erosão em encosta. A prática realizada por um agricultor que pode resultar em aceleração desse processo é:

a

Plantio direto. 

b

Associação de culturas. 

c

Implantação de curvas de nível. 

d

Aração do solo, do topo ou do vale. 

e

Terraceamento na propriedade. 

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Resposta
D
Tempo médio
56 s

Resolução

A questão pede para identificar qual prática agrícola pode acelerar o processo de erosão em encosta, como ilustrado na imagem.

A imagem mostra uma encosta sofrendo erosão hídrica, com a formação de sulcos, ravinas e uma voçoroca (ou boçoroca). Esse processo ocorre quando a água da chuva escoa pela superfície do terreno desprotegido, carregando partículas de solo.

Vamos analisar as opções:

  • A) Plantio direto: É uma técnica de conservação do solo que minimiza o revolvimento do solo e mantém a cobertura vegetal (palhada) na superfície. Isso protege o solo do impacto direto das gotas de chuva e reduz o escoamento superficial, diminuindo a erosão. Portanto, não acelera a erosão.
  • B) Associação de culturas: Consiste em plantar diferentes espécies juntas. Isso pode aumentar a cobertura do solo e melhorar sua estrutura, ajudando a reduzir a erosão. Portanto, não acelera a erosão.
  • C) Implantação de curvas de nível: É uma técnica em que o plantio e a aração são feitos seguindo as linhas de mesma altitude do terreno (curvas de nível). Isso cria barreiras que diminuem a velocidade do escoamento da água na encosta, facilitando a infiltração e reduzindo a erosão. Portanto, não acelera a erosão.
  • D) Aração do solo, do topo ou do vale: A aração é o processo de revolver o solo para prepará-lo para o plantio. Quando realizada em encostas, especialmente no sentido da declividade (morro abaixo, ou "do topo ao vale"), ela deixa o solo solto e exposto. Isso facilita o arraste das partículas de solo pela água da chuva, formando sulcos que podem evoluir para ravinas e voçorocas. Portanto, essa prática acelera a erosão.
  • E) Terraceamento na propriedade: Consiste na construção de terraços (degraus) na encosta. Essa técnica modifica a inclinação do terreno, criando áreas planas ou com declive suave, o que reduz drasticamente a velocidade do escoamento superficial e controla a erosão. Portanto, não acelera a erosão.

Conclui-se que a aração do solo, principalmente quando feita no sentido da inclinação da encosta, é a prática que mais contribui para a aceleração do processo erosivo.

Dicas

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Pense em como a água escoa em um terreno inclinado.
Considere quais ações deixam o solo mais 'solto' e desprotegido.
Lembre-se das técnicas usadas para *evitar* que a terra seja levada pela chuva em morros.

Erros Comuns

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Confundir práticas conservacionistas (que reduzem a erosão) com práticas que a aceleram.
Não compreender o efeito da aração na estrutura do solo e no escoamento superficial.
Interpretar erroneamente o termo "curvas de nível", pensando que poderia acelerar a erosão.
Achar que qualquer tipo de cultivo em encosta necessariamente acelera a erosão, sem diferenciar as técnicas.
Revisão

Erosão do Solo: É o processo natural ou acelerado de desgaste, transporte e deposição de partículas do solo, causado principalmente pela ação da água e do vento. A erosão hídrica em encostas, como mostrada na imagem, ocorre quando o escoamento superficial da água da chuva remove o solo.

Práticas Agrícolas Conservacionistas: São técnicas que visam proteger o solo contra a erosão e a degradação, mantendo ou melhorando sua fertilidade. Exemplos incluem: plantio direto, cultivo em curvas de nível, terraceamento, rotação de culturas, adubação verde e associação de culturas.

Práticas Agrícolas Degradantes: São práticas que podem levar à degradação do solo, incluindo a aceleração da erosão. Exemplos incluem: desmatamento de encostas, queimadas, aração e gradagem excessivas ou inadequadas (especialmente morro abaixo), e manejo inadequado da irrigação.

45%
Taxa de acerto
4.9
Média de pontos TRI
Habilidade

Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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