O espaço industrial brasileiro, vem apresentando uma dinamicidade provocada pela mundialização da economia, pela revolução técnicocientífica informacional e por outros fatores que permitem caracterizálo, atualmente, da seguinte forma:
Armazenamento, transmissão sem rede de informação e segmentação da produção localizada.
Meio técnicoinformacional, que permite a secundarização, segmentação da produção mundializada e organização do setor primário précapitalista.
Produção de novos materiais ligados somente ao setor terciário, inclusão do meio técnico na produção de bens não duráveis e não utilização de fonte de energia.
Desarticulação entre a pesquisa e a tecnologia, o processo de seleção de sementes e busca de mãodeobra qualificada local.
Informatização, segmentação da produção de bens, articulação entre a pesquisa e a tecnologia e a produção de novos materiais.