O enfermeiro britânico William Pooley, que contraiu o vírus ebola em Serra Leoa durante um período como enfermeiro voluntário e se recuperou, acaba de regressar ao país - um dos epicentros da epidemia no oeste da África - para retomar seu trabalho. Pooley se recuperou do ebola após ser tratado nos estágios iniciais da infecção, antes de sofrer qualquer sangramento interno ou externo, com uma droga experimental chamada ZMapp, que consiste em um “coquetel” de três anticorpos, cujos estudos para seu desenvolvimento se iniciaram a mais de uma década. Ele doou amostras de seu sangue para que cientistas busquem pistas e realizem pesquisas visando ao desenvolvimento de fármacos antivirais para cura dessa doença, que já deixou mais de 4,5 mil mortos.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/ebola/noticia/2014/10/britanico-curado-do-ebola-voltaafrica-e-coloca-imunidade-prova.html. Acesso em 20 out. 2014 (adaptado).
Acerca dos antivirais, analise as asserções: I - É desafiante o desenvolvimento de antivirais que inibam a replicação viral sem causar simultaneamente alguma toxicidade para o organismo hospedeiro. PORQUE II - Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que utilizam a maquinaria bioquímica da célula hospedeira necessária para sua replicação.
É correto afirmar que:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas afirmações são falsas.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.