O edema agudo de pulmão é um processo patológico secundário caracterizado por acúmulo de líquido nos espaços intersticial e alveolar, impedindo a adequada difusão de oxigênio e dióxido de carbono. Em relação a essa patologia, assinale a alternativa INCORRETA.
São sinais e sintomas característicos do edema agudo de pulmão: dispneia acentuada, diaforese, hemoptoicos, ortopneia, entre outros.
O tratamento medicamentoso recomendado a ser administrado: morfina, nitratos, nitroglicerina, nitroprussiato de sódio, furosemida e dobutamina.
A origem do aspecto rosáceo da expectoração espumosa se dá pela diminuição da pressão na rede capilar pulmonar associada a alterações da falta de permeabilidade da membrana capilar que permitem a passagem de plasma e de algumas hemácias.
O tratamento com oxigenioterapia envolve a utilização de máscaras faciais com reservatórios. Em algumas situações, é necessária a utilização da ventilação mecânica não invasiva ou intubação traqueal e ventilação mecânica invasiva.
As causas mais comuns de edema agudo de pulmão de origem cardiogênico são: insuficiência ventricular esquerda, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio e emergência hipertensiva.