O domínio morfoclimático é um conjunto espacial de grande extensão, podendo variar entre milhares a milhões de quilômetros quadrados, e que apresenta feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climáticas e hidrológicas que resultam em condições paisagísticas e ecológicas integradas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
O domínio das Araucárias ocorre predominantemente em áreas elevadas do Centro-oeste do país.
O Chernossolo, maior grupo de solo do domínio do Cerrado, é originado pela decomposição do calcário.
O domínio dos mares de Morros localiza-se em boa parte da faixa litorânea do Brasil, abrangendo a floresta Mata Atlântica, embora essa vegetação tenha sido quase que totalmente dizimada, restando apenas alguns pontos de conservação ambiental.
O domínio do Pantanal é caracterizado como coxilhas subtropicais com pradarias mistas.
O domínio das Matas dos Cocais é o mais extenso do Nordeste e apresenta grande concentração de palmeiras nativas, como o buriti e o coqueiro.
Para responder a essa questão, é importante relacionar as características de cada domínio morfoclimático mencionado com suas respectivas localizações e feições. A alternativa correta (C) menciona o domínio dos mares de Morros que, de fato, se encontra na faixa litorânea do Brasil e está associado à vegetação da Mata Atlântica, que hoje se encontra bastante reduzida em função da exploração antrópica.
Identifique a localização e as principais características dos domínios morfoclimáticos do Brasil.
Considere o tipo de vegetação associado a cada domínio mencionado.
Reflita sobre as consequências da ação antrópica nas diferentes regiões do Brasil.
Confundir a localização dos domínios morfoclimáticos.
Desconhecer as principais características de vegetação de cada domínio.
Não relacionar as condições climáticas e hidrológicas com as feições de relevo e tipos de solos de cada domínio.
Domínios morfoclimáticos são extensas áreas geográficas que possuem características próprias de relevo, clima, hidrografia, solo e vegetação. No Brasil, são reconhecidos diversos domínios, como o das Araucárias, o Cerrado, o Pantanal, as Matas dos Cocais, entre outros.