O domínio das caatingas brasileiras é um dos três espaços semiáridos da América do Sul, fato que o caracteriza como um dos domínios de natureza e excepcionalidade marcante no contexto climático e hidrológico de um continente dotado de grandes e contínuas extensões de terras úmidas.
AB’SABER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.
São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 1. ed. p. 151.
Sobre o domínio das caatingas, considere as afirmativas e assinale a
opção correta.
1. A temperatura nessa região é bastante elevada e relativamente constante, com média entre 25 e 29°C. No período seco, há ocorrência de nuvens esparsas, porém sem chuva, caracterizando-se assim, no período de longa estiagem, como um semideserto nublado.
2. No interior do Nordeste, é comum o uso de uma terminologia popular para exemplificar a tipologia da Caatinga. A expressão “sertão bravo” é utilizada para designar as áreas em que há ocorrências de tempestades no período chuvoso, e a expressão “altos sertões” para nomear as áreas de maior altitude.
3. Atualmente, atribui-se o baixo índice pluviométrico observado na Caatinga aos chamados iselbergs, estruturas rochosas de maior altitude, que atuam como barreira às massas de ar úmidas vindas do litoral.
4. No domínio das Caatingas, há uma grande variabilidade climática, sendo que, em alguns anos, as chuvas ocorrem no tempo esperado, ultrapassando a média das precipitações da área considerada.
Somente 2 está correta.
Somente 3 está correta.
Somente 1 e 3 estão corretas.
Somente 1 e 4 estão corretas.
Somente 3 e 4 estão corretas.