O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), também integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etnocultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando a medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social (Brasil, 2014 – Portal Saúde, Ministério da Saúde). No Brasil, existem 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os polos-base e as Casas de Saúde Indígenas (Casai). A partir da estrutura organizacional da saúde indígena no SUS, assinale a alternativa correta.
SESAI significa “Secretaria de Saúde” e corresponde à Secretaria de Saúde nos municípios.
DSEI significa “Distritos de Saúde Indígenas” e corresponde ao Ministério da Saúde.
CASAI é a “Casa de Saúde do Índio” ou “Casa de Saúde Indígena” e é um lugar de apoio a indígenas e familiares que estão em trânsito entre serviços de saúde (posto de saúde, ambulatório, hospital) para procedimentos, cirurgias, exames, etc.
A SESAI atende a indígenas dentro e fora das reservas (aldeias) e sua equipe de saúde é composta pelos seguintes profissionais: médico, agente indígena de saúde, nutricionista e psicólogo.
O Brasil possui 34 DSEIs, um em cada estado brasileiro, sendo que em alguns estados existem mais de um.