O diodo é um componente eletrônico fundamental, que permite que a corrente elétrica flua apenas em um sentido – acople dois diodos e você terá um transistor. A novidade agora é a criação de um diodo para fluidos: um componente passivo, que não depende de energia externa para funcionar e que permite que o fluxo líquido caminhe apenas em um sentido. Isso permitirá a manipulação precisa dos fluidos, evitando contaminações no interior dos biochips, impedindo misturas indesejadas entre reagentes dentro de biorreatores e viabilizando a realização de exames de alta especificidade no interior de qualquer dispositivo microfluídico.
(Inovação Tecnológica. Diodo para fluidos: um cano onde a água só corre para um lado. Seção Nanotecnologia. 2015.
Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=diodo-fluidos-cano-onde-agua-so-corre-lado#. VhlIn3pVhBc>. Acesso em: 7 out. 2015.)
Com relação aos fluidos, assinale a alternativa correta.
O princípio de Arquimedes nos diz que um corpo imerso em um fluido sofre a ação de uma força de empuxo dirigida para cima e de módulo igual ao peso do fluido deslocado por esse corpo.
O princípio de Arquimedes nos diz que uma alteração na pressão aplicada em uma parte de um fluido em repouso em um recipiente é transmitida integralmente a todos os pontos desse fluido.
O princípio de Arquimedes nos explica porque 10% do volume de um iceberg fica escondido embaixo da água, o que causa inúmeros acidentes marinhos.
O princípio de Pascal nos diz que um objeto imerso em um fluido sofre a força de empuxo, que aumenta a força gravitacional aplicada ao objeto em questão.
O princípio de Pascal nos diz que um corpo imerso em um fluido sofre a ação de uma força de empuxo dirigida para cima e de módulo igual ao peso do fluido deslocado por esse corpo.