O diabetes melito (DM) é definido pela presença de hiperglicemia; porém, engloba tipos distintos, cada um com uma etiologia específica, que determina defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. Com relação aos critérios diagnósticos do DM, assinalar a alternativa CORRETA:
Na presença de sintomas clássicos de hiperglicemia (polidipsia, poliúria, polifagia e perda inexplicada de peso), acompanhados de glicemia casual ≥ 200mg/dL, o diagnóstico de diabetes não exige confirmação.
Na ausência de hiperglicemia inequívoca, o diagnóstico requer um dos exames alterados, em geral, glicemia de jejum ou HbA1c.
Se glicemia capilar ≥ 200mg/dL, realizado por tiras reagentes, com sintomas inequívocos de hiperglicemia, o diagnóstico de diabetes não exige confirmação.
O uso da HbA1c para o diagnóstico de diabetes aumentou muito na última década, especialmente por dispensar jejum, mas deve-se ter cuidado para que o método utilizado seja certificado pela IFCC ou pelo NGSP. O diagnóstico é feito a partir de uma HbA1c ≥ 6,0%.