O dia de campo na Fazenda Sucupira é uma das atividades em comemoração ao aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que completa 40 anos de resultados em prol da agropecuária brasileira.
Entre as atrações do dia de campo no Campo Experimental Fazenda Sucupira, destacam-se os clones bovinos desenvolvidos pela Embrapa: “Lenda da Embrapa” e “Porã”. Esses animais são resultados de pesquisa pioneiros no Brasil, que colocaram o País no topo do ranking das pesquisas de biotecnologia animal no mundo.
A raça Junqueira faz parte do Programa de Conservação e Uso de Recursos Genéticos Animais da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o que torna “Porã” um elo entre a moderna biotecnologia animal e a conservação de recursos genéticos.
(O DIA DE CAMPO..., 2014).
A preservação de animais domésticos, ameaçados de extinção como boi, porco, cabra e cavalo que se encontram no Brasil desde a época da colonização, se justifica porque
podem ser consideradas verdadeiros tesouros genéticos para programas de melhoramento, pois possuem características de rusticidade, adaptabilidade e resistência a doenças e parasitas adquiridas ao longo dos séculos.
apresentam apenas valor histórico sendo considerados como parte da história viva do país.
por apresentarem menor valor econômico e adaptativo, são animais preferenciais para serem comercializados entre os produtores de baixo poder aquisitivo.
são espécimes ideais para servirem de cobaias em terapias transgênicas quando recebem genes exógenos acoplados ao seu material genético como por exemplo, o gene produtor de luz do vagalume.
são espécimes de pouca importância econômica e por isso podem ser sacrificados em experimentos genéticos permitindo alavancar essa importante área de pesquisa no Brasil. *