ENEM 2012

O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.

Folha de São Paulo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).

 

De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto?

a

14

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18

c

20

d

21

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23

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Resposta
C
Tempo médio
2 min

Resolução

Passo a Passo para a Solução:

  1. Identificar as cores primárias: O texto afirma que o sistema usa símbolos para identificar as cores primárias: azul, amarelo e vermelho. Portanto, temos 3 cores primárias.

  2. Identificar as cores secundárias: O texto explica que a justaposição de dois símbolos de cores primárias forma uma cor secundária. As combinações possíveis de duas cores primárias distintas são:

    • Amarelo + Azul = Verde
    • Amarelo + Vermelho = Laranja
    • Azul + Vermelho = Roxo (ou Violeta)

    Assim, temos 3 cores secundárias.

  3. Total de cores básicas (primárias + secundárias): Somando as cores primárias e secundárias, temos 3 + 3 = 6 cores básicas.

  4. Considerar as variações de claro e escuro: O texto diz que os símbolos para preto (quadrado cheio) e branco (quadrado vazio) podem ser associados aos símbolos das cores para indicar se são claras ou escuras. Isso significa que cada uma das 6 cores básicas (primárias e secundárias) pode ter três versões:

    • A cor padrão (sem associação com preto ou branco).
    • A cor clara (associada ao símbolo do branco).
    • A cor escura (associada ao símbolo do preto).

    Portanto, o número total de variações para as cores primárias e secundárias é 6 cores × 3 variações/cor = 18 representações.

  5. Identificar as cores preto e branco: O texto menciona especificamente que o preto e o branco são identificados por símbolos próprios (quadrado cheio para preto, quadrado vazio para branco). Portanto, temos mais 2 cores: preto e branco.

  6. Calcular o total de cores representadas: Somamos as representações das cores primárias/secundárias (com suas variações claro/escuro) e as cores preto e branco:

    \[ \text{Total} = (\text{Cores básicas} \times \text{Variações}) + \text{Preto} + \text{Branco} \]

    \[ \text{Total} = 18 + 1 + 1 = 20 \]

  7. Conclusão: O sistema proposto pode representar um total de 20 cores.

Dicas

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Identifique quantas cores primárias são mencionadas.
Pense em como as cores secundárias são formadas a partir das primárias e quantas são possíveis.
Considere que cada cor primária e secundária pode ter variações (clara, escura) além da forma padrão. Não se esqueça do preto e do branco.

Erros Comuns

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Esquecer de contar as cores preto e branco como cores representáveis pelo sistema.
Não considerar as três variações para cada cor primária e secundária (padrão, clara e escura), contando apenas duas (ex: padrão + clara) ou apenas as variações (clara + escura).
Calcular incorretamente o número de cores secundárias (errar na combinação das primárias).
Somar os números mencionados no texto sem seguir a lógica do sistema (ex: 3 primárias + 2 [preto/branco] = 5).
Confundir as variações (claro/escuro) com cores adicionais independentes.
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Cores Primárias: São cores que não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. No modelo tradicional (RYB - Red, Yellow, Blue), são o vermelho, amarelo e azul.
  • Cores Secundárias: São cores obtidas pela mistura de duas cores primárias em proporções iguais. Ex: Amarelo + Azul = Verde; Vermelho + Amarelo = Laranja; Azul + Vermelho = Roxo.
  • Combinações: A questão envolve identificar quantas combinações de 2 elementos podem ser feitas a partir de um conjunto de 3 elementos (as cores primárias) para formar as secundárias. Isso é um problema de combinação simples: C(n, k) = n! / (k! * (n-k)!), onde n=3 e k=2. C(3, 2) = 3! / (2! * 1!) = 3.
  • Interpretação de Texto: A habilidade de extrair informações quantitativas e regras de um texto descritivo é fundamental.
20%
Taxa de acerto
0.7
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Habilidade

Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

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