“O desenvolvimento nos remete a múltiplos termos como: continuidade, crescimento, mudança, etapas, interações, conhecimento, ação, dentre outros. Diversas são as formas de entendê-lo, gerando distintas concepções sobre os fatores preponderantes nesse processo. Um clássico exemplo é a dicotomia hereditariedade versus ambiente, cuja polêmica estimula discussões até os dias de hoje, como poderemos constatar nas ideias explicitadas a seguir, as quais trazem três influentes concepções sobre o tema”.
OSTERMANN E CAVALCANTI (2015)
As três concepções às quais os autores se referem são inatismo; empirismo ou ambientalismo; interacionismo. Acerca dessas concepções, é correto afirmar que
o inatismo parte do pressuposto de que os eventos ocorridos após o nascimento são os mais relevantes para o desenvolvimento.
a concepção empirista ou ambientalista, ainda presente no cenário educacional, traz como marca a interação e a autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
o alinhamento com o empirismo ou ambientalismo leva as escolas à adoção de metodologia mais ativas, e críticas, preocupando-se com o processo de conhecer.
a concepção inatista, ainda presente nas escolas nos dias atuais, se expressa muitas vezes na fala de educadores, ao defenderem a possibilidade de transformação, pela via da educação, como objetivo que pode ser alcançado por todos os estudantes, independentemente de aspectos hereditários.
o interacionismo considera que são múltiplos os fatores constituintes do desenvolvimento humano, ou seja, entende o sujeito como ser ativo e interativo no mundo.