O desenvolvimento industrial na região Sudeste brasileira dependeu da expansão dos sistemas de transporte e, ao mesmo tempo, estimulou-a. No entanto, ao longo da evolução do binômio industrialização/transporte, várias questões, de ordem política, social e econômica surgiram, influenciando decisivamente essa realidade.
Nesse contexto, assinale a opção correta.
A partir da década de 1950, com o desenvolvimento industrial nacional, o governo estimulou e priorizou o transporte ferroviário, especialmente no eixo Rio-São Paulo, onde houve uma maior demanda por transportes públicos e de qualidade para atender as necessidades da população.
Nos últimos anos, grandes investimentos foram realizados na implementação de hidrovias no sudeste, onde a hidrovia do Tietê-Paraná é um bom exemplo, pois além de baratear o frete contribui para uma maior integração econômica com outros estados da federação e até mesmo com alguns países vizinhos.
O transporte rodoviário, apesar de gerar uma menor demanda por combustíveis no país, quando comparado ao ferroviário, é mais oneroso e mais poluente, assim sendo, se tornou inviável ampliar essa modalidade de transporte a partir da década de 1990, ficando o mesmo voltado para o transporte urbano.
A prioridade dada ao sistema de transportes rodoviário e ferroviário, na região Norte do Brasil, foi fundamental no processo de ocupação e povoamento da mesma, pois fortaleceu e promoveu a integração das diversas áreas dessa região, acabando por impulsionar todas as suas atividades econômicas.
Os governos brasileiros, das décadas de 1950 e 1960, priorizaram os chamados “transportes de massas”, fato que acabaram por incentivar e priorizar investimentos públicos junto aos meios de transportes fluviais e ferroviários, negligenciando os transportes rodoviários.