O desenvolvimento do capitalismo em nosso continente é marcado pelo fenômeno da dependência, tendo suas características fortemente condicionadas pelas transformações na divisão internacional do trabalho (DIT), que incide sobre as condições de vida e de trabalho da população.
A respeito do tema, marque a única alternativa CORRETA.
A expansão das grandes multinacionais pelo mundo acarretou na mudança da Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também por Socialismo de Mercado.
O domínio exercido pelos países do centro capitalista sobre os países latino-americanos dificultou o seu processo de industrialização.
As economias periféricas, submetidas ao domínio das grandes potências, permanecem inseridas na divisão internacional do trabalho como meras fornecedoras de produtos primários.
A divisão internacional do trabalho, hoje em vigor, apresenta como grandes ganhadores, o Japão e a Europa Ocidental, colocando na situação de perdedores todos os países americanos.
A relação entre países mais e menos industrializados é uma parte essencial da DIT, porque os países mais desenvolvidos fornecem benefícios aos menos desenvolvidos, como mão de obra barata.