O desenvolvimento de todos os sistemas fisiológicos humanos se inicia nas primeiras semanas após a formação do embrião. Logo após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, temos a formação do zigoto, que começa a se dividir e a formar os folhetos embrionários: ectoderma, endoderma e mesoderma; e cada um é responsável pelo desenvolvimento de tecidos e órgãos específicos no final da 8ª semana após a fertilização, como mostra a figura abaixo:
Com relação aos folhetos embrionários, assinale a afirmativa incorreta.
O ectoderma é o responsável pela formação da epiderme e dos anexos epidérmicos, como unhas e pelos, pelas cavidades, como boca, nariz, ânus, e pelo sistema nervoso a partir da formação da placa neural.
O endoderma é o responsável pela formação da epiderme, pelos anexos epidérmicos como as unhas e pelos, pelo sistema nervoso e pelas glândulas de uma forma geral.
O mesoderma é o folheto embrionário que origina o tecido conjuntivo, a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório, urinário e reprodutor.
Os folhetos embrionários não estão presentes nos poríferos, porque nesse grupo não há diferenciação tecidual.
Os cnidários apresentam apenas dois folhetos germinativos, sendo, assim, classificados como diblásticos. A partir dos helmintos, no entanto, todos os demais grupos de animais apresentam três folhetos germinativos.