O desenvolvimento de plantas apresenta um notável grau de plasticidade, o que, em grande parte, pode ser atribuído a tecidos especializados chamados de meristemas (ESAU, 1965; GIFFORD & FOSTER, 1987). Em um sentido amplo, meristema pode ser definido como um grupo de células que retém a capacidade de proliferar e cujo destino final permanece indeterminado. Diversos tipos de meristemas, que podem ser distinguidos com base em sua posição na planta, contribuem para o desenvolvimento vegetativo das plantas. (TAIZ, L & ZEIGER, E. p. 468).
A partir da diferenciação dos meristemas, todos os demais tecidos vegetais serão formados: tecidos de revestimento, condução, sustentação e preenchimento.
Sobre os tecidos vegetais, marque a alternativa CORRETA.
O esclerênquima é formado por células vivas com paredes lignificadas; é encarregado de sustentação e flexibilidade.
O floema é um tecido de condução formado por células mortas lignificadas; é responsável pelo transporte de seiva bruta.
O xilema é um tecido de sustentação formado por células vivas; é responsável pela condução de seiva elaborada.
Os primeiros tecidos que aparecem nos vegetais são os tecidos condutores, que originam os demais tecidos. Os tecidos condutores têm capacidade de divisão permanente de suas células.
O olênquima é um tecido formado por células vi- c vas, com paredes celulósicas, permeáveis, que confere sustentação e flexibilidade.