ENEM 2020 segunda aplicação

    O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o Projeto de Lei 4 162/2019, que institui o marco regulatório do saneamento básico, estabeleceu um prazo até agosto de 2024 para que todos os lixões existentes no Brasil sejam transformados em aterros sanitários, entre outras providências.

Disponível em: www.gov.br/casacivil. Acesso em: 5 out. 2020 (adaptado).


A medida apontada no texto é necessária porque

a

a poluição causada pelos aterros sanitários é reduzida pela impermeabilização do solo e tratamento do chorume.

b

a criação dos aterros sanitários viabilizará o reaproveitamento da matéria orgânica descartada no lixo.

c

a construção dos lixões envolve um custo mais elevado do que a manutenção dos aterros sanitários.

d

nos lixões não há a possibilidade de separação de material para reaproveitamento e reciclagem.

e

as áreas dos lixões desativados poderão ser imediatamente usadas para plantação.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão aborda a necessidade de substituir os lixões por aterros sanitários no Brasil, conforme estabelecido pelo marco regulatório do saneamento básico. Para resolver a questão, devemos entender as diferenças fundamentais entre essas duas formas de disposição final de resíduos e seus respectivos impactos ambientais.

1. Análise do Texto Base: O texto informa sobre o problema do descarte inadequado de lixo no Brasil, a baixa porcentagem de municípios com disposição adequada e a lei que exige a transformação de lixões em aterros sanitários até 2024.

2. Compreensão dos Conceitos:

  • Lixão: É uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhum preparo anterior do solo, nem qualquer sistema de tratamento de efluentes líquidos (chorume). O lixo é depositado diretamente sobre o solo e, muitas vezes, a céu aberto. Isso causa contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais pelo chorume, proliferação de vetores de doenças e poluição do ar pela queima de resíduos ou emissão de gases.
  • Aterro Sanitário: É uma obra de engenharia projetada para a disposição segura de resíduos sólidos urbanos. O solo é impermeabilizado com mantas sintéticas e/ou camadas de argila para evitar a infiltração do chorume no solo e lençol freático. Possui sistemas de drenagem para coletar o chorume, que é então encaminhado para tratamento. Também pode ter sistemas para captar e tratar ou queimar o biogás gerado pela decomposição da matéria orgânica.

3. Avaliação das Alternativas: A pergunta central é "Por que a medida (substituir lixões por aterros) é necessária?". Precisamos encontrar a alternativa que melhor descreve a vantagem ambiental crucial dos aterros sobre os lixões.

  • Alternativa A: Afirma que a poluição é reduzida nos aterros pela impermeabilização do solo e tratamento do chorume. Isso está correto. A impermeabilização impede a contaminação do solo e das águas subterrâneas, e o tratamento do chorume evita a poluição das águas superficiais. Essa é a principal vantagem ambiental do aterro sobre o lixão.
  • Alternativa B: Sugere que aterros viabilizam o reaproveitamento da matéria orgânica. Embora a compostagem possa ser integrada à gestão de resíduos, o aterro sanitário em si é primariamente um local de disposição final, não de reaproveitamento. A matéria orgânica se decompõe no aterro, mas o foco é o controle ambiental dessa decomposição, não necessariamente o reaproveitamento como adubo em larga escala dentro do próprio aterro.
  • Alternativa C: Diz que lixões são mais caros que aterros. Isso é incorreto. A construção e operação de um aterro sanitário, com toda a engenharia necessária (impermeabilização, drenagem, tratamento de chorume, etc.), são significativamente mais caras do que simplesmente despejar lixo em um terreno (lixão).
  • Alternativa D: Afirma que nos lixões não há possibilidade de separação para reciclagem. Embora não haja separação organizada e formal nos lixões, a separação informal por catadores ocorre. Além disso, a separação ideal ocorre *antes* do descarte final (coleta seletiva). O aterro também não é, por definição, um local de separação; é um local de disposição.
  • Alternativa E: Sugere que áreas de lixões desativados podem ser usadas imediatamente para plantação. Isso é incorreto e perigoso. Lixões desativados contêm solo e, possivelmente, água subterrânea contaminados, exigindo remediação complexa e monitoramento antes de qualquer uso seguro, especialmente para agricultura.

4. Conclusão: A alternativa A descreve corretamente a principal razão ambiental para a substituição de lixões por aterros sanitários: a proteção do solo e da água através da impermeabilização e do tratamento do chorume, reduzindo significativamente a poluição em comparação com os lixões.

Dicas

expand_more
Qual a principal diferença na forma como o lixo interage com o solo e a água em um lixão e em um aterro sanitário?
Pense no líquido que escorre do lixo em decomposição (chorume). O que acontece com ele em cada um dos locais?
O que significa 'sanitário' no termo 'aterro sanitário'?

Erros Comuns

expand_more
Confundir aterro sanitário com usina de compostagem ou centro de reciclagem (levando ao erro B ou D).
Acreditar que aterros sanitários são mais baratos que lixões por serem uma solução 'melhor' (levando ao erro C).
Não compreender a gravidade e a persistência da contaminação em áreas de lixões, achando que podem ser recuperadas facilmente (levando ao erro E).
Não focar na diferença crucial de controle da poluição (especialmente do chorume) entre lixões e aterros.
Revisão

Lixão (Open Dump): Local de descarte de resíduos sólidos sem planejamento ou medidas de controle ambiental. O lixo é depositado diretamente no solo, a céu aberto, levando à contaminação do solo, da água (superficial e subterrânea) pelo chorume (líquido tóxico resultante da decomposição), poluição do ar e proliferação de vetores de doenças.

Aterro Sanitário (Sanitary Landfill): Obra de engenharia destinada à disposição final de resíduos sólidos urbanos de forma controlada e segura. Características principais incluem:

  • Impermeabilização da base: Uso de mantas e/ou argila para evitar que o chorume contamine o solo e o lençol freático.
  • Sistema de drenagem e tratamento de chorume: Coleta do chorume gerado e seu encaminhamento para tratamento adequado antes do descarte no ambiente.
  • Sistema de drenagem de gases: Coleta e tratamento (geralmente queima ou aproveitamento energético) do biogás (principalmente metano) gerado pela decomposição anaeróbica da matéria orgânica.
  • Cobertura diária dos resíduos: Ajuda a controlar odores, vetores e a dispersão de lixo pelo vento.

A substituição de lixões por aterros é uma diretriz da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/2010) e visa minimizar os graves impactos ambientais e sanitários dos lixões.

48%
Taxa de acerto
11.6
Média de pontos TRI
Habilidade

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar