O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: ao crescimento natural e à taxa de migração. Desde a Antiguidade, o crescimento populacional é tema de reflexão para os que se preocupam com o equilíbrio entre a população e os recursos naturais.
Diversas teorias buscam entender o relacionamento entre população e recursos. Sobre as teorias demográficas, é correto afirmar que
Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria mais acelerado que o ritmo da produção de alimentos, o que geraria a fome.
quanto menor fosse o número de habitantes de um país, menor seria a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído pelos agentes econômicos, para os neomalthusianos.
os reformistas defendem a ideia de que as elevadas taxas de natalidade são causa do subdesenvolvimento, sendo necessário impor o controle da natalidade.
se verifica na média mundial, atualmente, uma queda na fecundidade e aumento da natalidade, mantendo estável o crescimento populacional no mundo.
a taxa de natalidade, nos países desenvolvidos, de forma geral, mantém-se e a taxa de mortalidade diminui, o que contribui para que o crescimento vegetativo continue elevado.