O corpo humano é um condutor de eletricidade. Pode-se considerar o organismo humano como sendo composto por um grande compartimento delimitado pela pele e cheio de líquido, conhecido na fisiologia como meio interno, em que se banham as células que compõem nossos tecidos. O meio interno é uma solução aquosa de composição muito semelhante à água do mar, em que predominam íons sódio e cloreto, mas com menor concentração (cerca de um terço). Portanto, o meio interno é sempre condutor de eletricidade. A pele humana, por outro lado, quando seca, apresenta uma resistência relativamente alta à passagem de corrente, mas quando úmida, torna-se muito mais condutora de eletricidade.
Ronald D. Ranvaud. Ciência Hoje. Vol. 37, n.o 218, p. 4 (com adaptações).
Com relação ao texto acima e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
Uma bateria de força eletromotriz igual a 12 V e resistência interna igual a 0,20 Ω é capaz de fornecer corrente máxima de 60 A.
Se, com o passar do tempo, a intensidade luminosa de uma lâmpada ligada a uma pilha diminui, a resistência interna da pilha aumenta.
O gráfico a seguir ilustra de forma correta a relação entre a tensão (V) e a corrente (i) para uma bateria com resistência interna nula.
Caso segure os terminais de uma pilha com os dois dedos secos, uma pessoa só não levará choque se a pilha estiver descarregada.