EBMSP 2021/2

   O coronavírus só tem um molécula de RNA, que é protegida por um capsídeo composto da proteína N, que mantém o RNA estável e forma uma espiral. Por fora do capsídeo, fica o envelope onde quatro tipos de proteína ficam ancorados: S, M, E e HE. A maior delas, e a mais evidente, é a proteína S que dá o aspecto de coroa ao vírus.

IAMARINO, Átila & LOPES, Sônia. Coronavírus: explorando a pandemia que mudou o mundo. São Paulo: Moderna, 2020. P. 21. Adaptado

 

Das proteínas virais citadas, a proteína spike (S) representa o alvo principal, em muitos estudos, para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas que sejam eficientes no combate ao vírus Sars-Cov-2.

 

Deve-se considerar como principal motivo para esta estratégia, tanto profilática quanto terapêutica, o fato da proteína S ser responsável

a

pelo contato e interação com determinadas proteínas receptoras da membrana plasmática, que possibilitam a penetração do Sars-Cov-2 nas células infectadas.

b

por ativar o RNA viral, junto com a enzima transcriptase reversa, na produção de novas cópias do DNA que deverão intregrar-se ao material genético da célula infectada.

c

pela decomposição dos fosfolipídios presentes na membrana, com posterior penetração da carga viral que produz a infecção por Covid-19.

d

por inibir a ação da proteína N do capsídeo viral, favorecendo a separação e ativação da dupla cadeia em espiral do RNA do vírus infectante.

e

pela produção das quatro proteínas que permanecem ancoradas ao longo do envelope viral, utilizando-se da maquinaria metabólica da célula infectada.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar