EBMSP 2021/2

   O coronavírus só tem um molécula de RNA, que é protegida por um capsídeo composto da proteína N, que mantém o RNA estável e forma uma espiral. Por fora do capsídeo, fica o envelope onde quatro tipos de proteína ficam ancorados: S, M, E e HE. A maior delas, e a mais evidente, é a proteína S que dá o aspecto de coroa ao vírus.

IAMARINO, Átila & LOPES, Sônia. Coronavírus: explorando a pandemia que mudou o mundo. São Paulo: Moderna, 2020. P. 21. Adaptado

 

Das proteínas virais citadas, a proteína spike (S) representa o alvo principal, em muitos estudos, para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas que sejam eficientes no combate ao vírus Sars-Cov-2.

 

Deve-se considerar como principal motivo para esta estratégia, tanto profilática quanto terapêutica, o fato da proteína S ser responsável

a

pelo contato e interação com determinadas proteínas receptoras da membrana plasmática, que possibilitam a penetração do Sars-Cov-2 nas células infectadas.

b

por ativar o RNA viral, junto com a enzima transcriptase reversa, na produção de novas cópias do DNA que deverão intregrar-se ao material genético da célula infectada.

c

pela decomposição dos fosfolipídios presentes na membrana, com posterior penetração da carga viral que produz a infecção por Covid-19.

d

por inibir a ação da proteína N do capsídeo viral, favorecendo a separação e ativação da dupla cadeia em espiral do RNA do vírus infectante.

e

pela produção das quatro proteínas que permanecem ancoradas ao longo do envelope viral, utilizando-se da maquinaria metabólica da célula infectada.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar