O coração humano possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. A contração ritmada da musculatura cardíaca mantém o sangue em constante movimento, garantindo sua oxigenação nos pulmões e sua distribuição por todo o território corporal. Há um grupo especial de fibras, o nó sinoatrial, que envia os sinais elétricos necessários à ativação da musculatura cardíaca, de modo que, com os ciclos de contração e relaxamento, o coração funciona como bomba propulsora. Em relação aos ciclos sincronizados de contração da musculatura cardíaca, pode-se afirmar que primeiro ocorre a contração simultânea
do átrio direito e do ventrículo esquerdo; alguns milissegundos depois, a contração simultânea do ventrículo direito e do átrio esquerdo.
do átrio e do ventrículo direitos; alguns milissegundos depois, a contração simultânea do átrio e do ventrículo esquerdos.
do átrio e do ventrículo esquerdos; alguns milissegundos depois, a contração simultânea do átrio e do ventrículo direitos.
dos átrios direito e esquerdo; alguns milissegundos depois, a contração simultânea dos ventrículos direito e esquerdo.
do átrio esquerdo e do ventrículo direito; alguns milissegundos depois, a contração simultânea do ventrículo esquerdo e do átrio direito.