UFPR 2008

O conhecimento da biodiversidade é fundamental para sua conservação e para o uso sustentável. No entanto, a biodiversidade sobre a Terra é tão grande que, para estudá-la, faz-se necessário inicialmente nomeá-la. Os seres vivos não podem ser discutidos ou ratados de maneira científica sem que sejam denominados e descritos previamente. Os nomes científicos dão um significado universal de comunicação, uma linguagem essencial do conhecimento da biodiversidade, servindo também como um banco de dados único de informação. É inerente ao ser humano a necessidade de organização dos objetos em grupos, simplificando a informação a fim de facilitar seu entendimento. Nesse contexto se insere a classificação biológica. 
Considere as afirmativas a seguir, correlacionadas com o texto acima:
 
1. As categorias taxonômicas são, em ordem hierárquica: Reino, Filo, Família, Ordem, Classe, Gênero e Espécie.
2. Os seres vivos estão distribuídos nos seguintes reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animália).
3. A partir do texto, deduz-se que as regras de nomenclatura garantem uma única linguagem universal da informação biológica.
4. O processo de identificação de um ser vivo consiste em estabelecer uma correlação de identidade entre o exemplar objeto da identificação e aquele que já foi classificado, definindo assim seu nome científico.
 
Assinale a alternativa correta.

a

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

b

Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

c

Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

d

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

e

Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
45 s

Resolução

Análise de cada afirmativa

Afirmação 1 – Ordem hierárquica apresentada: Reino, Filo, Família, Ordem, Classe, Gênero e Espécie.

A sequência correta, da mais abrangente para a mais específica, é: Reino → Filo → Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie. Portanto, a ordem de Família, Ordem e Classe está trocada, tornando a afirmação falsa.

Afirmação 2 – Distribuição dos seres vivos nos reinos Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animália).

Essa é a clássica classificação em cinco reinos de Whittaker (1969), amplamente utilizada em materiais didáticos. Assim, a afirmação é verdadeira.

Afirmação 3 – As regras de nomenclatura garantem uma única linguagem universal da informação biológica.

O texto afirma que “os nomes científicos dão um significado universal de comunicação… servindo também como um banco de dados único de informação”. Logo, a dedução feita na afirmativa coincide com o texto e é verdadeira.

Afirmação 4 – Identificar um ser vivo é correlacionar o exemplar a outro que já tenha sido classificado, definindo-se assim seu nome científico.

Na prática taxonômica, a identificação consiste justamente em comparar o organismo com descrições ou espécimes-tipo já classificados para atribuir-lhe o nome científico adequado. Portanto, a afirmação é verdadeira.

Conclusão – São verdadeiras as afirmativas 2, 3 e 4. A alternativa correta é a letra B.

Dicas

expand_more
Recorde a sequência hierárquica de taxonomia: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
Verifique no texto a ideia de ‘linguagem universal’ associada aos nomes científicos.
Lembre que identificar um organismo implica compará-lo a espécies já descritas.

Erros Comuns

expand_more
Aceitar a sequência errada de categorias taxonômicas por não lembrar a ordem correta.
Desconhecer que a classificação em cinco reinos ainda é válida em muitos contextos didáticos e julgar a afirmativa 2 como ultrapassada.
Confundir ‘identificação’ com ‘descrição’ e considerar a afirmativa 4 incorreta.
Revisão
  • Hierarquia taxonômica: Reino → Filo (ou Divisão, em Botânica) → Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie.
  • Reinos biológicos (sistema de cinco reinos): Monera (procariontes), Protista (protoctistas), Fungi (fungos), Plantae ou Metaphyta (plantas) e Animalia ou Metazoa (animais).
  • Nomenclatura binomial: cada espécie possui um nome científico formado por dois termos em latim – Gênero (com inicial maiúscula) e epíteto específico (minúsculo).
  • Identificação x Classificação: identificar é reconhecer um organismo já descrito; classificar é inseri-lo em um sistema hierárquico baseado em características compartilhadas.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar