O conceito de paisagem pode ser entendido como a materialização de processos sociais, que no Rio Grande do Sul se expressam através de uma simplificação da leitura do espaço em duas grandes unidades.
Fonte: SUERTEGARAY, D.M.A.; GUASSELLI, L. Paisagens (imagens e representações) do Rio Grande do Sul. In: VERDUM, R.; BASSO, L.A.; SUERTEGARAY, D.M.A.(Orgs) Rio Grande do Sul: paisagens e territórios. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 27-38. (adaptado)
Com relação às paisagens que constituem o estado do Rio Grande do Sul, considere as afirmativas a seguir.
I - As transformações sociais e econômicas do estado do Rio Grande do Sul, ao longo dos últimos anos, permitem apresentar novas leituras além da paisagem agrícola no norte e da pastoril no sul.
II - É possível visualizar no espaço gaúcho um mosaico de paisagens, resultantes das práticas desencadeadas ao longo do século XX, em particular após os anos 50.
III - Sob a ótica da descrição da paisagem, é difícil visualizar a dualidade histórica que marcou o espaço do estado, pois a paisagem agrícola se expande pelas antigas áreas de campo, configurando transformações visíveis do reordenamento do território gaúcho.
IV - As desigualdades sociais e regionais existentes são determinadas apenas pelos fatores naturais, como a qualidade e a capacidade de uso dos solos, que oferecem obstáculos à melhoria da qualidade de vida da população.
Está(ão) correta(s)
apenas II.
apenas III.
apenas IV.
apenas I, II e III.
I, II, III e IV.