O conceito de concentração fundiária é central para a compreensão dos argumentos apresentados pelos autores no texto a seguir:
“O Brasil é um país reconhecido internacionalmente pelos problemas históricos de distribuição de terras. Organizações internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento – Banco Mundial) veiculam, através de sucessivos relatórios, a concentração fundiária do Brasil como um empecilho para o desenvolvimento, embora que nos moldes ideológicos que eles professam. Até a própria legislação reconhece essa problemática, visto que a Constituição Federal de 1988 prevê disposições legais de ação por parte do Governo, com aparato ao Estatuto da Terra, de 1964. Entres as causas fundamentais estão as formas de parcelamento da terra no período colonial e a manutenção do projeto de latifundiário de produção no campo pelo estado elitista.”
(In: CAVALCANTE, M; FERNANDES, B. M. Territorialização do agronegócio e concentração fundiária. Revista NERA, ano 11, número 13, julho/dezembro de 2008).
Assinale a alternativa que discute adequadamente a ideia de concentração fundiária: