O conceito da Cartografia, hoje aceito sem maiores contestações, foi estabelecido em 1966 pela Associação Cartográfica Internacional (ACI), e posteriormente, ratificado pela UNESCO, no mesmo ano: A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização.
Fonte: Noções básicas de Cartografia / Departamento de Cartografia. - Rio de Janeiro: IBGE, 1999.
Sobre o tema ressaltado no texto, analise as afirmativas a seguir:
I. Nas projeções cartográficas afiláticas as áreas e os ângulos não são conservados.
II. Em um mapa, com escala 1:750.000, uma distância em linha reta de 50 cm corresponde a uma distância real de 37,5 km.
III. As projeções cartográficas conformes, como exemplo a de Mercator, tem como características distorcer as formas e preservar as áreas.
IV. A rede de linhas imaginárias que dividem o globo terrestre, determinadas pelas latitudes e pelas longitudes, são consideradas coordenadas geográficas.
Estão corretas.
I e IV.
II, apenas.
III, apenas.
I, III e IV.
I, II e III.