O Cloro, em temperatura ambiente, se encontra em sua forma bi atômica (Cl2): é um gás extremamente tóxico e de odor irritante, possui coloração esverdeada, aliás, a denominação “Cloro” vem do grego CHLORÓS, e quer dizer esverdeado. Uma de suas utilidades é na eliminação das bactérias, desinfecção da água, produção de papel, de PVC (policloreto de vinila), e também na síntese de compostos orgânicos e inorgânicos como, por exemplo, o tetracloreto de carbono e o clorofórmio (CHCl3).
http://brasilescola.uol.com.br/.
Em uma indústria química, obteve-se o gás cloro, através da reação entre o cloreto de potássio, dióxido de manganês e ácido sulfúrico. Foram obtidos também, além do gás cloro, nesta reação, o sulfato de potássio, sulfato de manganês e água. Sabendo que a reação processou-se com 20% de ineficácia, a uma pressão de 3 atm, na temperatura ambiente (25 ºC), na qual foram utilizados 800 gramas de cloreto de potássio, assinale a alternativa CORRETA.
Dado: Ma (g/mol): K = 39, Cl = 35,5, Mn = 55, O =16, H= 1, S = 16.
Considere R = 0,082 Atm.L.md-1 . K -1
O gás cloro, quando em água, produz uma substância com caráter ácido, ou seja, com baixo pOH.
O volume produzido de gás cloro foi aproximadamente 35L.
Na reação em questão, temos apenas um sal com caráter neutro em solução.
O clorofórmio possui caráter iônico, tendo como força intermolecular predominante Ponte de hidrogênio, justificando seu alto ponto de ebulição.
O volume encontrado de gás cloro foi aproximadamente 80L.