O cíngulo do membro superior e os ossos da parte livre do membro superior formam o esqueleto apendicular superior. Os ossos que articulam para garantir as funções dos membros superiores são: clavícula, escápula, úmero, ulna, rádio e os ossos da mão e dedos. As afirmativas a seguir descrevem características anatômicas desses ossos. Avalie-as e marque a alternativa CORRETA.
O rádio é um osso localizado lateralmente no antebraço, possui, na região distal, a face superior lisa da cabeça que articula com o úmero durante a flexão e a extensão do cotovelo.
O escafoide é um osso pequeno e cuneiforme, que possui uma cabeça e extremidade arredondada, se articula principalmente com o terceiro osso metacarpal, na parte distal, e com o osso pisiforme, trapezoide, semilunar e hamato.
O osso piramidal é um osso em forma de pirâmide na face lateral do carpo que se articula na porção distal com o disco articular da articulação radioulnar proximal.
O corpo da ulna é o osso medial mais longo do antebraço, é espesso e cilíndrico na região proximal, mas afila-se, diminuindo de diâmetro em sentido distal. A ulna não chega até a articulação radiocarpal e, portanto, não participa dela.
O olécrano e o processo coracoide formam as paredes da incisura troclear do úmero. Essa articulação permite basicamente a promoção e a supinação do antebraço, e, como ação secundária, colabora com a flexão e a extensão do cotovelo.