UFPR 2008

“O cinema brasileiro sempre buscou parte da sua energia na música popular. Das chanchadas da Atlândida, que levaram para as telas os sucessos do rádio e do Carnaval [...]. De Vinicius (2005), o documentário nacional mais visto em todos os tempos, a 2 Filhos de Francisco (2005), maior sucesso da chamada fase de ‘retomada’. Nessa longa e muitas vezes bemsucedida relação, Cartola, documentário sobre o sambista carioca Agenor de Oliveira (1908–1980), promete ocupar posição de destaque. [...] O filme defende a idéia de que Cartola foi uma figura-síntese da música popular brasileira do século 20, ao protagonizar momentos fundamentais de sua história e fazer a ponte entre diferentes gerações e movimentos.”

(CALIL, Ricardo. Ciência e Arte: documentário mostra a trajetória do compositor Cartola, o mestre do samba melancólico cultuado por diferentes gerações de músicos e intérpretes. In: Bravo!. São Paulo: Editora Abril, Ano 10, nº 116, abr. 2007, p. 70.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a cultura nacional, considere as afirmativas a seguir:
 
1. O encontro do cinema brasileiro com a energia da música popular remete a essa busca permanente de compreender a assimilação da diversidade social nacional pelas diferentes linguagens da produção cultural.
2. No texto, o paralelo entre o sucesso do documentário Vinicius e o êxito do filme 2 Filhos de Francisco, de estilos estéticos completamente diferentes, destaca o mau gosto da maioria da população brasileira, resultante da ausência de um padrão aceitável de educação cultural.
3. O esforço em vincular a identidade nacional ao Carnaval, em que as músicas do samba eram disseminadas pelo país afora com o apoio dos meios de comunicação social de massa, fazia parte de uma estratégia inserida no projeto de nacionalização da sociedade brasileira.
4. A alusão ao documentário do sambista Cartola exemplifica o encontro de estilos musicais que se constituiu em referência da produção cultural brasileira, ou seja, a sensibilidade permissiva à mescla que combina erudição musical e poesia popular.
 
Assinale a alternativa correta.

a

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b

Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d

Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

e

Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D

Resolução

Neste exercício, discute-se a relação entre o cinema brasileiro e a música popular, lembrando que obras como as chanchadas da Atlântida e filmes recentes (como Vinicius e 2 Filhos de Francisco) fazem ponte entre diferentes gerações e gêneros musicais, refletindo sobre cultura, identidade e diversidade nacionais. Analisando cada afirmativa, percebemos que:

• A afirmativa (1) está correta: há essa busca permanente de compreender a assimilação da diversidade social por meio das várias linguagens culturais.
• A afirmativa (2) está incorreta: o texto não sugere que o sucesso desses filmes se deva ao "mau gosto" da população, e sim à aceitação e ao interesse por manifestações culturais diferentes.
• A afirmativa (3) está correta: o Carnaval e o samba foram utilizados como estratégias de nacionalização e de afirmação de uma identidade genuinamente brasileira, valorizando aspectos populares.
• A afirmativa (4) está correta: o sambista Cartola, ao conectar diferentes linguagens e gerações, simboliza a mescla de erudição musical e poesia popular na produção brasileira.

Assim, a alternativa que aponta as afirmações (1), (3) e (4) como verdadeiras é a correta, ou seja, a letra D.

Dicas

expand_more
Verifique se o texto faz críticas diretas ao gosto ou preferência da população.
Observe a importância do Carnaval e do samba como símbolos de brasilidade.
Analise como Cartola é apresentado pelo autor no texto.

Erros Comuns

expand_more
Tomar a afirmativa (2) como verdadeira por interpretar como crítica à estética dos filmes, em vez de atentar ao tom de reprovação do gosto popular proposto no enunciado.
Deixar de relacionar as afirmativas sobre o carnaval e o projeto de nacionalização com o contexto histórico do governo Vargas e a valorização dos símbolos culturais brasileiros.
Revisão

Relação entre cinema e música popular: diversas produções cinematográficas brasileiras incorporam elementos musicais populares, reforçando a identificação de públicos diversos.

Identidade nacional e carnaval: música e folia foram históricas estratégias de construção de uma ideia de “brasilidade”.

Produção cultural e diversidade: o cinema e a música brasileira refletem a pluralidade social e cultural do país, integrando ritmos e expressões distintas.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar