“O cinema brasileiro sempre buscou parte da sua energia na música popular. Das chanchadas da Atlândida, que levaram para as telas os sucessos do rádio e do Carnaval [...]. De Vinicius (2005), o documentário nacional mais visto em todos os tempos, a 2 Filhos de Francisco (2005), maior sucesso da chamada fase de ‘retomada’. Nessa longa e muitas vezes bemsucedida relação, Cartola, documentário sobre o sambista carioca Agenor de Oliveira (1908–1980), promete ocupar posição de destaque. [...] O filme defende a idéia de que Cartola foi uma figura-síntese da música popular brasileira do século 20, ao protagonizar momentos fundamentais de sua história e fazer a ponte entre diferentes gerações e movimentos.”
(CALIL, Ricardo. Ciência e Arte: documentário mostra a trajetória do compositor Cartola, o mestre do samba melancólico cultuado por diferentes gerações de músicos e intérpretes. In: Bravo!. São Paulo: Editora Abril, Ano 10, nº 116, abr. 2007, p. 70.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a cultura nacional, considere as afirmativas a seguir:
1. O encontro do cinema brasileiro com a energia da música popular remete a essa busca permanente de compreender a assimilação da diversidade social nacional pelas diferentes linguagens da produção cultural.
2. No texto, o paralelo entre o sucesso do documentário Vinicius e o êxito do filme 2 Filhos de Francisco, de estilos estéticos completamente diferentes, destaca o mau gosto da maioria da população brasileira, resultante da ausência de um padrão aceitável de educação cultural.
3. O esforço em vincular a identidade nacional ao Carnaval, em que as músicas do samba eram disseminadas pelo país afora com o apoio dos meios de comunicação social de massa, fazia parte de uma estratégia inserida no projeto de nacionalização da sociedade brasileira.
4. A alusão ao documentário do sambista Cartola exemplifica o encontro de estilos musicais que se constituiu em referência da produção cultural brasileira, ou seja, a sensibilidade permissiva à mescla que combina erudição musical e poesia popular.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Neste exercício, discute-se a relação entre o cinema brasileiro e a música popular, lembrando que obras como as chanchadas da Atlântida e filmes recentes (como Vinicius e 2 Filhos de Francisco) fazem ponte entre diferentes gerações e gêneros musicais, refletindo sobre cultura, identidade e diversidade nacionais. Analisando cada afirmativa, percebemos que:
• A afirmativa (1) está correta: há essa busca permanente de compreender a assimilação da diversidade social por meio das várias linguagens culturais.
• A afirmativa (2) está incorreta: o texto não sugere que o sucesso desses filmes se deva ao "mau gosto" da população, e sim à aceitação e ao interesse por manifestações culturais diferentes.
• A afirmativa (3) está correta: o Carnaval e o samba foram utilizados como estratégias de nacionalização e de afirmação de uma identidade genuinamente brasileira, valorizando aspectos populares.
• A afirmativa (4) está correta: o sambista Cartola, ao conectar diferentes linguagens e gerações, simboliza a mescla de erudição musical e poesia popular na produção brasileira.
Assim, a alternativa que aponta as afirmações (1), (3) e (4) como verdadeiras é a correta, ou seja, a letra D.
Relação entre cinema e música popular: diversas produções cinematográficas brasileiras incorporam elementos musicais populares, reforçando a identificação de públicos diversos.
Identidade nacional e carnaval: música e folia foram históricas estratégias de construção de uma ideia de “brasilidade”.
Produção cultural e diversidade: o cinema e a música brasileira refletem a pluralidade social e cultural do país, integrando ritmos e expressões distintas.