O ciclo hidrológico natural do Cariri é potencializado pela presença daChapada do Araripe. Sabemos que a água de chuva percorre três caminhos: a evaporação, a infiltração e o escoamento superficial. O fenômeno da urbanização têm se dado num ritmo muito rápido, principalmente nas cidades do CRAJUBAR Crato,Juazeiro e Barbalha. Pesquisas comprovam que em áreas urbanas, a densidade de construções verticais interfere no volume de água de chuva que percorre cada um dos caminhos citados.
A tabela acima apresenta situações diversas quanto ao grau de verticalização e aos caminhos da água de chuva em uma cidade hipotética. Tomando como base o exemplo da cidade, e com base na tabela, identifique a assertiva CORRETA.
Na área de verticalidade alta, temse a impermeabilização e a compactação do solo, por isso temos um escoamento superior a evaporação e infiltração.
A temperatura se eleva com o aumento da verticalidade, uma vez que a radiação solar é mais intensa, por isso, nas áreas onde a verticalização é ausente, chove mais e infiltrase mais.
A cidade de Juazeiro do Norte, por ser a mais urbanizada, e mesmo tendo a menor população relativa, se encaixa perfeitamente nos indicadores da verticalização alta da cidade hipotética.
A evaporação e infiltração na área de verticalidade média apresenta variação semelhante a da verticalidade baixa, no entanto a infiltração durante o dia na área de verticalidade média é superior, pois a irradiação será mais elevada nessa área do que na área de verticalidade baixa.
As áreas de verticalidade alta, por apresentar uma elevada evaporação, e um alto escoamento, estarão menos susceptíveis de enchentes.