O CFP regulamenta o exercício da psicoterapia como prática de intervenção sustentada por conhecimento científico nos campos teóricos e técnicos. No enfrentamento de conflitos ou transtornos psíquicos, as abordagens sustentam seus campos de intervenção considerando que
técnicas como atitude empática, escuta compreensiva livre de julgamentos e reconstrução cognitiva fazem parte das abordagens sob a lógica humanista existencial.
dessensibilização sistemática, psicoeducação e observador distante são técnicas de psicoterapias Cognitivas Comportamentais cujo foco é mudar o meio ambiente, uma vez que são aplicadas em pessoas muito rígidas que não conseguem alterar sua forma de pensar.
fase oral, anal, fálica e latente são estágios de desenvolvimento psicossexual, conforme os pressupostos da Psicologia Analítica.
pela abordagem da Psicodinâmica, a compreensão de sujeito ampara-se na dinâmica das relações interpessoais, buscando nos processos dialógicos as rupturas que resultam em sofrimentos emocionais.
lei de proximidade, similaridade e fechamento são algumas das leis presentes no amparo teórico da Gestalt.