UFSM 2011

O cérebro humano evoluiu e, ainda nos primórdios da civilização, nossos hipotéticos ancestrais já poderiam viver, como certos microrganismos quimiolitoautotróficos atuais, ao redor de fendas vulcânicas submersas, onde há liberação contínua de gás sulfídrico (H2S). Segundo a hipótese autotrófica, os outros tipos de seres vivos teriam se originado a partir dos primeiros seres quimiolitoautotróficos, na seguinte ordem:

a

primeiro, os que realizavam fermentação; depois, os fotossintetizantes; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).

b

primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que realizavam fermentação; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).

c

primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que respiravam oxigênio (aeróbios); por fim, os que realizavam fermentação.

d

primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os que realizavam fermentação; por fim, os fotossintetizantes

e

primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os fotossintetizantes; por fim, os que realizavam fermentação.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
45 s

Resolução

Passo 1 – Condições iniciais (quimiolitoautotróficos)
Os primeiros seres, segundo a hipótese autotrófica, eram quimiolitoautotróficos: obtinham energia pela oxidação de substâncias inorgânicas (p. ex., \(\text{H}_2\text{S}\)) em ambientes redutores e sem \(\text{O}_2\).

Passo 2 – Escassez de substratos inorgânicos
Com o tempo, a competição pelos doadores inorgânicos de elétrons tornou-se intensa. Qualquer célula que conseguisse aproveitar a matéria orgânica produzida pelos próprios autotróficos teria vantagem.

Passo 3 – Surgimento da fermentação (heterotróficos anaeróbios)
• Processo simples, totalmente anaeróbio.
• Não necessita luz nem \(\text{O}_2\).
• Bastava haver moléculas orgânicas disponíveis.
→ É o metabolismo mais plausível para surgir logo após os quimiolitoautótrofos.

Passo 4 – Fotossíntese anoxigênica e, depois, oxigênica
• A luz é fonte de energia inesgotável; logo, células que captassem fótons ganharam grande vantagem.
• Inicialmente, a fotossíntese não liberava \(\text{O}_2\) (usava \(\text{H}_2\text{S}\)).
• Posteriormente, a fotossíntese oxigênica (cianobactérias) passou a usar água, liberando \(\text{O}_2\) na atmosfera.

Passo 5 – Acúmulo de \(\text{O}_2\) → Respiração aeróbia
• O oxigênio tornou-se tóxico para muitos seres, mas também possibilitou um metabolismo muito mais eficiente para aqueles que evoluíram enzimas respiratórias.
• Assim, a respiração aeróbia surgiu após a fotossíntese oxigênica.

Ordem cronológica
1. Fermentadores (anaeróbios).
2. Fotossintetizantes.
3. Aeróbios (respiração com \(\text{O}_2\)).

Alternativa correta: A

Dicas

expand_more
Lembre que não havia oxigênio livre na atmosfera primitiva.
Pense em qual metabolismo consegue funcionar sem luz, sem O₂ e com poucas enzimas especializadas.
O metabolismo aeróbio só seria favorecido quando o O₂ atmosférico alcançasse níveis significativos.

Erros Comuns

expand_more
Acreditar que processos mais "complexos" (respiração aeróbia) vieram primeiro por serem mais eficientes.
Assumir que a fotossíntese foi imediata após os quimiolitoautotróficos, ignorando a simplicidade e vantagem inicial da fermentação.
Confundir hipótese autotrófica com hipótese heterotrófica e inverter toda a ordem.
Revisão
  • Hipótese autotrófica: vida teria se originado em ambientes ricos em compostos inorgânicos (fendas hidrotermais) com seres que produziam sua própria matéria orgânica via quimiossíntese.
  • Fermentação: via catabólica anaeróbia; quebra parcial de moléculas orgânicas; baixo rendimento energético, mas independente de luz e \(\text{O}_2\).
  • Fotossíntese: conversão de energia luminosa em energia química; inicialmente anoxigênica, depois oxigênica, aumentando drasticamente o \(\text{O}_2\) atmosférico.
  • Respiração aeróbia: oxidação completa da glicose usando \(\text{O}_2\) como aceptor final de elétrons; rendimento energético alto, só possível após a presença significativa de oxigênio.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar