O cenário do Pantanal é descrito como desolador. (...) Enquanto o fogo avança de forma nunca vista nas últimas décadas, animais mortos e árvores destruídas se tornam situações cada vez mais comuns. As chamas já atingiram 2,3 milhões de hectares do Pantanal, segundo dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). (...) Um levantamento do Ministério Público do Mato Grosso do Sul apontou que cerca de 40% do desmatamento na área do Pantanal do Estado podem ter ocorrido de forma ilegal, pois não foram identificadas autorizações ambientais. A imensa maioria dos incêndios, segundo especialistas, começa em propriedades privadas — mais de 95% das áreas do bioma são particulares. (...) O fogo deve causar grande desequilíbrio à fauna e à flora do Pantanal, considerado santuário de biodiversidade. O bioma possui, segundo levantamentos de pesquisadores da região, 2 mil tipos de plantas e abriga diversas espécies de aves (582), mamíferos (132), répteis (113) e anfíbios (41). Enquanto a fauna é atingida, os animais buscam formas de fugir do habitat tomado pelo fogo.
Cenário desolador e frustrante: 25 imagens que ilustram tragédia no Pantanal. BBC News - Brasil. 11 set. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54095561. Acesso em 22 fev. 2021.
Em relação às queimadas no domínio Pantanal e com base no texto informativo abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
Uma das consequências possíveis do desmatamento do Pantanal é a extinção de espécies animais e vegetais, o que reduz a biodiversidade.
No pantanal, o solo é lodoso e salgado com três tipos de vegetação arbórea: Rhizophora mangle, Laguncularia racenosa e espécies do gênero Avicennia.
O Pantanal é considerado como uma hotspot, uma área do planeta com baixa biodiversidade que se encontra ameaçada.
O desequilíbrio causado pelo desmatamento e pelas queimadas no Pantanal é considerado exclusivamente natural, fazendo parte do ciclo natural deste Domínio.
Os índices pluviométricos são baixos, assim a vegetação do pantanal é composta de plantas com adaptações para clima seco, como folhas modificadas em espinhos e caules que armazenam água, por exemplo.