O Ceará registra um surto de sarampo após 15 anos sem casos da doença. Até março deste ano, foram confirmados 125 casos de sarampo.De acordo com a secretaria, bebês de até um ano são mais afetados pelo surto por não serem imunizadas, pois a dose de vacina contra o sarampo é aplicada a partir do nono mês de vida. A vacina é eficaz em cerca de 97% dos casos. O sarampo é uma doença infecto-contagiosa transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.
Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/04/surto-de-sarampo-no-ceara-atinge-principalmentebebes- de-ate-um-ano.html Acesso em 22 abr. 2014. (com adaptações)
Sobre o sarampo é correto afirmar:
A transmissão não pode ocorrer antes de surgirem os sintomas, assim é possível isolar o doente antes que ele torne-se transmissor.
É uma doença pouco contagiosa, o risco de evoluir para encefalite é inexistente e o período de incubação é cerca de 12 dias.
Além das manchas avermelhadas na pele e febre, são observadas manchas brancas na parte interna das bochechas do paciente com sarampo.
A vacina não deve ser administrada em adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância bem como em mulheres grávidas.
O tratamento é feito a base antitérmico e antibióticos e visa ao alívio dos sintomas e a destruição do vírus.