O caramujo africano (Achatina fulica) é um hospedeiro da larva do verme Angiostrongylus cantonensis que, ao contaminar direta ou indiretamente o ser humano, provoca a meningite eosinofílica no sistema nervoso central. Esse molusco chegou ao Brasil nos anos de 1980 quando, de forma inadequada, foi utilizado na gastronomia fina. Texto extraído e modificado de A Tribuna - Cidades - 28 de novembro de 2012.
Acerca dos moluscos gastrópodes pode-se afirmar, exceto:
o sistema circulatório é do tipo fechado, com um coração musculoso dorsal, e o sangue circulando sempre no interior das artérias, veias e hemoceles.
são assim denominados por possuírem um saco visceral, contendo o estômago, localizado diretamente sobre o grande pé musculoso.
possuem digestão extracelular e intracelular, tendo esta última como sede a glândula digestória, de onde os nutrientes serão lançados na corrente circulatória.
a respiração pode ser pulmonar, como nos caramujos planorbídeos que são aquáticos, fazendo com que tenham que vir à superfície da água para captar o oxigênio.
a reprodução se faz pela união dos gametas produzidos numa gônada “hermafrodita” e, após a fecundação, forma-se um ovo do qual surge um pequeno gastrópode, sem estágio larval.