UFAM 2013

O capacitor foi inventado acidentalmente em 1746 por Pieter van Musschenbroek (1692-1761) na Universidade de Leiden, na Holanda. O dispositivo original, que ficou conhecido como “garrafa de Leiden”, era composto por uma garrafa de vidro com água no seu interior, com uma rolha perfurada por uma haste metálica que ficava em contato com a água. Pensando em termos de fluido elétrico, Musschenbroek “carregou” a garrafa ligando a haste metálica a uma máquina eletrostática. Com a garrafa carregada numa mão, ele tocou acidentalmente a haste com a outra mão, recebendo um forte choque elétrico. Ele logo descobriu que a água não era necessária e que era mais eficiente cobrir as paredes interna e externa da garrafa com folhas metálicas, deixando a folha interna em contato com a haste metálica. A descoberta da garrafa de Leiden levou a grandes avanços na compreensão dos fenômenos elétricos, pois se passou a ter uma forma melhor de armazenar cargas elétricas significantes em pequeno espaço. Atualmente, os capacitores são utilizados quando há necessidade de armazenar cargas elétricas e, portanto, energia elétrica.
Considere as seguintes afirmativas sobre os capacitores:
I. Três capacitores, C=1,0μF , CB = 2,0 pF e CC = 3,0 nF são completamente carregados quando submetidos à mesma diferença de potencial. Pode-se, então, afirmar que QA >QC >QB.
II. Ligando-se uma bateria a uma associação de capacitores em paralelo, a carga elétrica da associação é igual à soma das cargas elétricas dos capacitores associados.
III. Ligando-se uma bateria a uma associação de capacitores em série, todos os capacitores se eletrizam com a mesma carga elétrica.
Podemos afirmar que:

A)

Somente a afirmativa II está correta.

B)

Somente as afirmativas I e II estão corretas.

C)

Somente as afirmativas I e III estão corretas.

D)

Somente as afirmativas II e III estão corretas.

E)

Todas as afirmativas estão corretas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta E
6 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a todas as resoluções
Mais de 200.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio. Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Use IA e o maior banco de questões para conquistar a sua vaga dos sonhos
Por que os estudantes
escolhem a aio
Tom, formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah, formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Páginas
Informações
AIO Educação LTDA
37.533.069/0001-90
Rio de Janeiro - RJ
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar