O cangaço foi um movimento social importante na história do Brasil e, especificamente, no nordeste do país. No Rio Grande do Norte, houve relevantes acontecimentos relacionados ao Cangaço. Assinale a alternativa correta quanto ao contexto histórico em que ocorreu o cangaço.
Teve como contexto histórico a década entre 1960 e 1970, com um crescimento agroindustrial maior em regiões do nordeste brasileiro, que atraía grupos criminosos a realizarem saques em diversas cidades interioranas.
O cangaço está relacionado unicamente ao período do governo de Vargas, entre 1930 e 1945, sendo que os grupos que praticavam saques, entre outros crimes, tinham como objetivo denunciar o esquecimento do governo varguista com o nordeste brasileiro, o qual enfrentava grandes secas e o crescimento da fome e da miséria.
Foi um movimento que ocorreu durante o período colonial, especificamente no século XVII, durante o ciclo do ouro, em que grupos saqueavam, no interior nordestino e em Minas Gerais, as Casas de Fundição da metrópole portuguesa.
Surge durante o final do período imperial, na última metade do século XIX, e tem seu auge no início do século XX, em que o Nordeste brasileiro (principalmente o interior) em grande parte era marcado pelo contexto de fome extrema, de grandes secas e de falta de segurança associado ao descaso do poder governamental quanto a essas questões.
Os cangaceiros eram grupos de homens que adentravam o interior de todo o país, inclusive do Nordeste e do Rio Grande do Norte, buscando aprisionar indígenas ou outros grupos étnicos para serem mão de obra escrava para grandes proprietários de terra.