O câncer de laringe do ex presidente Lula, o carcinoma epidermoide, por ser muito agressivo, pode alastrar-se para outros órgãos, mais frequentemente para o pulmão. Os tumores de laringe costumam atingir poucos nervos sensitivos, ou seja, praticamente não provocam dor. Geralmente os sintomas iniciais são rouquidão, irritação na garganta e tosse. Este tipo de câncer está ligado a quatro principais fatores de risco: cigarro, álcool, genética e refluxo gástrico. Dadas as inferências sobre sistema respiratório,
I. A entrada da laringe chamada glote, fica coberta por uma peça de cartilagem, a epiglote, que impede a queda do alimento no sistema respiratório. Na laringe estão as pregas vocais, ou cordas vocais; quando falamos as cordas vocais são esticadas por músculos e vibram com a passagem do ar.
II. Os pulmões são envolvidos por duas membranas chamadas pleuras.
III. Da cavidade nasal o ar passa para a faringe, região comum entre os sistemas respiratório e digestivo, atravessa a glote e chega à laringe.
IV. Traqueia, brônquios e bronquíolos também fazem parte do sistema respiratório.
verifica-se que
somente II e III são verdadeiras.
somente I e IV são verdadeiras.
somente II e IV são verdadeiras.
somente I, II e IV são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras.