O calor deve ser avaliado como um agente físico, potencialmente nocivo aos trabalhadores. O método recomendado pela NR 09 é a determinação da sobrecarga térmica através da aplicação do índice IBUTG – Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo. O uso do índice IBUTG está atrelado, entre outros aspectos, à montagem, posicionamento e procedimentos de uso do equipamento, e também à conduta do avaliador. Se não aplicado de forma correta, o índice IBUTG pode resultar em uma avaliação que não condiz com a realidade de riscos presentes no ambiente analisado, potencialmente, colocando os trabalhadores do local em risco. Determine a alternativa INCORRETA sobre a avaliação do calor como agente físico.
Aclimatização é a adaptação fisiológica decorrente de exposições sucessivas e graduais ao calor que visa reduzir a sobrecarga fisiológica causada pelo estresse térmico.
Caso o trabalhador esteja exposto a duas ou mais situações térmicas diferentes, o índice IBUTG considerado para diagnóstico do risco deve ser a pior condição térmica à qual o trabalhador está sujeito.
Uma possível medida preventiva aplicável em locais onde a exposição ao calor for excedida é a disponibilização de água fresca potável e o incentivo à sua ingestão.
Atividades pesadas (taxa metabólica acima de 414 W) devem ser executadas preferencialmente em períodos com condições térmicas mais amenas, desde que nesses períodos não ocorram riscos adicionais.