O BRICS é o grupo formado pelos países emergentes no sistema capitalista composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia do termo foi do economista Jim O’Neil em estudo de 2001 para identificar o grupo de países responsável por grande parte do crescimento econômico mundial recente. Em 2006, o conceito se tornou um agrupamento efetivo de países que, em 2011, passou a contar com a África do Sul.
Sobre o BRICS é correto afirmar que
a economia da Rússia se torna enfraquecida pela inexistência de grandes reservas de petróleo e gás natural no país, o que provoca uma dependência pela necessidade de importação dessas fontes de energia.
o sistema bancário chinês é moderno, entretanto as reservas estrangeiras no país são insignificantes.
o grupo de países passou a ter existência formal, contando com um documento constitutivo com a realização da primeira Reunião de Cúpula entre Brasil, Rússia, Índia e China, em 2006.
a Índia ainda não apresenta previsão de crescimento muito elevado, principalmente por não ter realizado um processo de abertura econômica, evitando a atração de investimentos estrangeiros.
o Brasil, na atualidade, apresenta um sistema financeiro estável e sólido garantido por bancos capitalizados e confiáveis.