O Brasil viveu entre 1964 até 1985 a chamada Ditadura Militar. Por 21 anos o país teve sua base democrática sufocada por atos institucionais, medidas de censura e repressão. Houve cinco presidentes militares e cada um inseriu suas medidas de acordo com as nuances internacionais. Sobre esse período, julgue os itens.
I. O Brasil durante seus 21 anos de ditadura, manteve um sistema de vigilância muito forte a artistas e estudantes. Também tinha uma propaganda ufanista do Brasil, “Ame-o ou Deixe-o”, muitos militantes da democracia foram mandados ao exílio.
II. O SNI era um dos principais órgãos de repressão às manifestações contrárias aos governos militares e atuava em conjunto com mecanismos como DOPS.
III. Em 1985, o país teve sua famosa passeata pela redemocratização e naquele período a campanha das Diretas Já contou com o apoio de vários setores da sociedade. Após tantos anos sem direito ao voto para presidente, finalmente o povo brasileiro foi às urnas consolidar o sonho das Diretas Já e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil.
IV. A Distensão política proposta no governo militar deveria ser “lenta, gradual e segura", assim os militares comandariam a transição para um governo civil sem oposições consideráveis.
V. Os anos de chumbo, como são comumente chamados os anos de 1964 até 1985 marcaram o Brasil com campanhas que divulgavam feitos econômicos como o “Milagre Econômico”, campanha do “Petróleo é Nosso”, ou da “Seleção Canarinho”.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, IV e V apenas.
I e V apenas
I, II e III apenas.