“[...]. O Brasil urbano é o Brasil em que está presente o meio técnico-científico, área onde a vida de relações tende a ser mais intensa e onde, por isso mesmo, o processo de urbanização tende a ser mais vigoroso. Como admitimos que esta realidade vai estender-se rapidamente sobre o território nacional, as perspectivas da urbanização serão bem mais nítidas e fortes. Esse fato, porém, passa despercebido a quem faz projeções sem considerar a realidade e as tendências geográficas.[...]”
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora HUCITEC, 1993.
Me salva! Resumos. Processo de urbanização. Disponíveis em: https://resumos.mesalva.com/processo-urbanizacao/. Acesso em: 07 abr. 2023.
Analisando o texto de Santos (1993) e as imagens, assinale a afirmativa correta.
O fenômeno de urbanização no Brasil tem como aspectos o desemprego e o subemprego, marcados pelo baixo processo técnico-científico. No contexto internacional, o fenômeno da urbanização tem repercussão diferente, em que tanto a segregação espacial quanto a econômica são fenômenos inexistentes.
A urbanização no mundo é um processo em constante crescimento, destacando-se que, em 2030, 60% da população estarão no espaço urbano, promovendo o surgimento da periferia, a exemplo do processo de favelização, no Brasil, onde se acentua o desemprego devido ao baixo conhecimento técnico de parcela dessa população urbana.
A associação entre as duas fontes, texto e imagens, permite concluir que a urbanização é um fator inevitável devido o desenvolvimento da economia capitalista. No processo de segregação espacial, o Brasil e o resto dos demais países vêm desenvolvendo políticas públicas conjuntas para resolver essa questão.
O evento da urbanização no Brasil deixa de lado alguns pontos, como as realidades nacionais e seus elementos geográficos. O mundo urbanizado vem destruindo o ambiente natural e, ao mesmo tempo, alimentando o processo de marginalização, sendo que, nos países desenvolvidos, essa política vem sendo amenizada com ações estatais eficientes.
A urbanização é um fenômeno global que tem aspectos de segregação espacial, com contrastes entre as habitações de condomínios, edifícios e favelas, e de segregação econômica, em que algumas pessoas podem comprar espaços em áreas nobres. Conforme a imagem 1, esse processo seguiu um ritmo lento, produzindo a imagem 2, segundo a qual a segregação vem diminuindo no Brasil.