O Brasil terá um embaixador e uma equipe de diplomatas em Paris para representar Brasília junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O embaixador Carlos Márcio Cozendey chega à capital francesa na próxima semana e ficará na embaixada brasileira em Paris.
Diversos países em desenvolvimento têm buscado aderir à OCDE. Para esses países, o ingresso na organização equivaleria à obtenção de um selo de qualidade, que poderia estimular investimentos e a consolidação de reformas econômicas.
(www.itamaraty.gov.br/pt-br/politicaexterna/diplomacia)
Sobre a OCDE e o Brasil, é correto assinalar :
A OCDE é uma espécie de clube dos países ricos e constitui um foro composto por 35 países, dedicado à promoção de padrões convergentes em questões econômicas, financeiras, comerciais e ambientais. O Brasil se encontra em processo de adesão à OCDE.
A OCDE é uma espécie de clube de países ricos e constitui um foro composto por 35 países, dedicado ao fomento do desenvolvimento econômico. O Brasil é membro pleno e atuante da OCDE desde va fundação da organização.
Formada, em 1947, para administrar a ajuda norte-americana e canadense sob o plano Marshall, a OCDE foi desde o início uma organização europeia e jamais admitiu membros de outros continentes, mantendo com tais países apenas projetos de cooperação.
A OCDE é uma agência especializada da ONU com atuação na cooperação econômica. O órgão é aberto a todos os membros da ONU a ele filiados voluntariamente.
A OCDE é uma espécie de clube dos países ricos. O Brasil foi admitido no órgão por iniciativa do governo Temer e já atua como membro pleno e de direito.